Rio das Ostras é um dos Municípios que mais crescem no Estado do Rio de Janeiro e que conta com uma população de aproximadamente 160 mil habitantes e densidade demográfica de 686 habitantes por quilômetro quadrado, de acordo com o Censo 2022.
Por conta desse crescimento, as incidências e ocorrências criminais também vêm aumentando na Cidade, que mantém o número de efetivo inalterado. Como vereador representante do povo e preocupado com o bem-estar de toda a população, fui pessoalmente entregar um Ofício ao Comando Geral da Polícia Militar solicitando um aumento do efetivo para o 32º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo de Rio das Ostras, Macaé, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabú, Quissamã e Carapebús.
O objetivo é fazer com que, por conta desse reforço, o Batalhão aumente o efetivo destinado a Rio das Ostras nesta alta temporada, que compreende o período das festas de final de ano até o Carnaval, quando a população flutuante do Município chega a triplicar.
“Enquanto prefeito de Rio das Ostras, sempre fiz questão de estabelecer uma grande parceria não só com a Polícia Militar quanto também com a Polícia Civil, para que a Cidade contasse com um maior número de policiais nas ruas para que a população tivesse uma sensação de segurança ainda maior. Na minha gestão a frente do Executivo, tivemos a oportunidade também de celebrar um convênio com a Polícia Militar para o ingresso no Programa de Integração na Segurança (PROEIS). Esse programa tem o objetivo contratar policiais nos seus dias de folga, para aumentar a proteção em áreas previamente estudadas e programadas”, explicou Carlos Augusto.
GUARDA MUNICIPAL – Outra questão que está deixando a população preocupada é o sumiço dos Guardas Civis Municipais das ruas da Cidade. Está certo que esses servidores não responsáveis pelo policiamento, mas a presença desses servidores nas ruas aumenta a sensação de segurança dos moradores e inibe a atuação da marginalidade nas ruas.
O sistema de monitoramento de câmeras está desativado e a impressão é que, atualmente, os investimentos do Município na segurança vêm sendo negligenciados ano após ano, mesmo com o Município com uma arrecadação superior a R$ 1 bilhão.
A nossa população clama por mais segurança e mais respeito. Precisamos, juntos, fazer com que Rio das Ostras volte a ser um Município mais seguro, com investimentos e incentivos aos policiais militares e civis para que eles possam exercer suas funções da melhor forma possível.